2005 | Volume 4, número 2


3-6 Editorial

7-22 1. Para uma abordagem psicológica da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: Pontes e alçapões
Graça Seco, Isabel Pereira, Isabel Dias, Mafalda Casimiro, Susana Custódio
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Leiria

23-30 2. Expectativas de envolvimento académico: Estudo com alunos universitários do primeiro ano
Manuel J. Loureiro, Rui A. Ribeiro, Rosa M. Afonso
Universidade da Beira Interior

31-42 3. Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil
José Inácio F. Granado*, Acácia Aparecida A. Santos*, Leandro S. Almeida**, Ana Paula Soares**, M. Adelina Guisande***
****

43-56 4. Integração universitária e rendimento académico
António M. Diniz, Maria Susana Pinto
Instituto Superior de Psicologia Aplicada

57-70 5. Promover as competências de estudo na Universidade: Projecto “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”
Pedro Rosário*, Rosa Mourão*, Serafim Soares*, Joaquim Filipe Araújo*, José Carlos Nunez**, Júlio Gonzalez Pienda**, Paula Solano**, Luísa Grácio***, Elisa Chaleta***, Fátima Simões****, Carina Guimarães****
*Instituto de Educação e Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, **Universidade de Oviedo, ***Universidade de Évora, ****Universidade da Beira Interior.

71-78 6. Saúde mental e adaptação académica: Uma investigação com estudantes de Viseu
Etã Sobal Costa*, Isabel Leal**
*Instituto Piaget, Viseu, **Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

79-98 7. Classroom Environment Scale: novo estudo de validação com estudantes universitários
Ana Paula C. Soares, Leandro S. Almeida
Instituto de Educação e Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade do Minho

99-106 8. A investigação sobre as políticas e o governo e gestão das instituições de Ensino Superior em Portugal: Alguns projectos
Rui A. Santiago
Universidade de Aveiro