3-6 | Editorial |
7-22 | 1. Para uma abordagem psicológica da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: Pontes e alçapões |
Graça Seco, Isabel Pereira, Isabel Dias, Mafalda Casimiro, Susana Custódio | |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Leiria |
23-30 | 2. Expectativas de envolvimento académico: Estudo com alunos universitários do primeiro ano |
Manuel J. Loureiro, Rui A. Ribeiro, Rosa M. Afonso | |
Universidade da Beira Interior |
31-42 | 3. Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil |
José Inácio F. Granado*, Acácia Aparecida A. Santos*, Leandro S. Almeida**, Ana Paula Soares**, M. Adelina Guisande*** | |
**** |
43-56 | 4. Integração universitária e rendimento académico |
António M. Diniz, Maria Susana Pinto | |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
57-70 | 5. Promover as competências de estudo na Universidade: Projecto “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo” |
Pedro Rosário*, Rosa Mourão*, Serafim Soares*, Joaquim Filipe Araújo*, José Carlos Nunez**, Júlio Gonzalez Pienda**, Paula Solano**, Luísa Grácio***, Elisa Chaleta***, Fátima Simões****, Carina Guimarães**** | |
*Instituto de Educação e Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, **Universidade de Oviedo, ***Universidade de Évora, ****Universidade da Beira Interior. |
71-78 | 6. Saúde mental e adaptação académica: Uma investigação com estudantes de Viseu |
Etã Sobal Costa*, Isabel Leal** | |
*Instituto Piaget, Viseu, **Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. |
79-98 | 7. Classroom Environment Scale: novo estudo de validação com estudantes universitários |
Ana Paula C. Soares, Leandro S. Almeida | |
Instituto de Educação e Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade do Minho |
99-106 | 8. A investigação sobre as políticas e o governo e gestão das instituições de Ensino Superior em Portugal: Alguns projectos |
Rui A. Santiago | |
Universidade de Aveiro |